Trata-se de um procedimento cirúrgico que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço. É indicado quando a pessoa possui excesso de gordura e, ao mesmo tempo, apresente uma pele firme e pouco elástica. O procedimento é recomendado para pacientes que não apresentam flacidez na região ou com flacidez leve, porque ele não retira o excesso de pele, apenas a gordura subcutânea. Uma solução para a flacidez é a realização de outro método simultâneo específico para a pele excedente, como lifting facial ou de pescoço, através de outros procedimentos como o bioestimulador de colágeno e fios de PDO, por exemplo.
A lipo de papada também é indicada para quem busca o rejuvenescimento facial, isso porque ela melhora a harmonia e o contorno da face, dando a sensação de que a pessoa está mais jovem. Nos homens, a definição do ângulo da mandíbula após a retirada de gordura acentua atributos associados à masculinidade.
No pós operatório é comum ocorrer inflamação na região tratada, inchaço (edema), roxinhos (equimose), até 15 dias, área tratada fica mais sensível e dolorida a palpação durante as primeiras semanas.
O resultado final do procedimento é observado após a redução do inchaço e a total cicatrização, o que pode demorar de seis meses a um ano para ocorrer. Porém, nos casos de redução de gordura localizada, é possível notar diferença assim que o procedimento termina.
A duração dos resultados depende do estilo de vida adotado pelo paciente. Apesar das células adiposas serem eliminadas, o que indica que o local fica sem gordura, ela pode retornar caso haja um aumento significativo de peso. Isso ocorre pois as células são eliminadas, mas se o paciente engordar, as poucas células que restaram podem hipertrofiar, ou seja, aumentar de tamanho e perder parcial ou totalmente o resultado cirúrgico.
Logo, é essencial adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e exercícios físicos, para que haja manutenção dos resultados.